Apesar de o resumo ser um dos primeiros elementos apresentados em um trabalho acadêmico, esta etapa só deve ser feita após a conclusão de toda a pesquisa. Isso porque nele precisam constar os pontos mais relevantes do estudo – algo que não conheceremos antes de finalizá-lo.

Segundo a norma NBR 6028/2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o resumo é um elemento pré-textual obrigatório que apresenta uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. No caso de trabalhos acadêmicos, o resumo a ser elaborado é do tipo “informativo”, que tem como intuito informar ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original se assim desejar.

Recomenda-se que o resumo seja escrito em parágrafo único, composto por frases concisas afirmativas, e não de enumeração de tópicos. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Inicialmente, explica-se o tema a ser abordado, seguido do objetivo. A seguir, deve-se indicar a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.) e demais detalhes sobre o método adotado, os resultados e as conclusões.

A extensão do resumo geralmente é estipulada pela instituição à qual será submetido o trabalho, mas, segundo a NBR 6028, ele deve ter:
a) de 150 a 500 palavras quando se tratar de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos;
b) de 100 a 250 palavras quando se tratar de artigos de periódicos;
c) de 50 a 100 palavras no caso de resumos destinados a indicações breves.

As palavras que representam o conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, devem estar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão “Palavras-chave:”, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Não se pode esquecer ainda do resumo em língua estrangeira, que também é obrigatório. Este deve ter as mesmas características do resumo em língua vernácula, apresentado na página seguinte. Da mesma forma, deve ser seguido das palavras-chave na língua escolhida. Para saber mais sobre o resumo em língua estrangeira, clique aqui.