Preparação de texto

 

Preparação de texto (também chamada de preparação de original, ou copydesk, ou ainda copidesque) é o nome dado à leitura cuidadosa de um texto, indo além da simples revisão, a fim de perceber deslizes de lógica e clareza do autor e apontar possíveis soluções. Este trabalho faz, na verdade, um aprimoramento do texto, em que pode ser necessária a sua reescritura ou uma nova organização.

Atenta-se para incoerências, repetições, problemas de estilo, ortografia, gramática, normalização, entre outras questões, com o intuito de entregar ao cliente um texto com intervenções pertinentes adequadas ao seu público, fluente e de agradável leitura. Além disso, no ramo editorial, a preparação pode incluir o cotejo, que é a conferência de uma tradução em relação ao texto original, a fim de identificar falhas no serviço do tradutor.

Para saber mais sobre preparação de texto, entre em contato através dos canais de comunicação da Textuar. Para orçamento e prazo de entrega, envie seu material para uma avaliação pelo e-mail contato@textuar.com.br ou pelo menu Contato.