Dando seguimento ao artigo anterior, Grafia de numerais: noções básicas, hoje trago mais algumas instruções sobre a escrita dos números em um texto. Com base no  Manual de redação do Estadão, selecionei os casos em que usamos apenas algarismos, e não o número por extenso (com suas exceções, é claro!). Veja a seguir.

a) Horas, minutos e segundos: O doutor chegará  às 8 horas. / O foguete foi lançado às 8h5min15s. Contudo, quando designa período de tempo, use por extenso: A viagem levou três horas. / Restam cinco minutos.

b) No caso de dias, décadas e séculos: Recebo meu salário no dia 3. / Este livro foi escrito na década de 10. / O século 1.º, o século 4.º, o século 10.º, o século 11.

c) Em datas em geral, incluindo nomes de ruas: São Paulo, 3/3/1993. / Rio de Janeiro, 2 de abril de 1995. / Avenida 9 de Julho (e não Nove de Julho). No entanto, quando se quer dar ênfase a uma data histórica, usa-se extenso: O Sete de Setembro. / O Nove de Julho.

d) Para expressar idade, dinheiro e porcentagem: Ele tem 3 anos e 8 meses. / 8 reais, 5 centavos, R$ 3 milhões. / O preço da gasolina subiu 5%. 

f) Para pesos, dimensões, grandezas, medidas e proporções em geral, use algarismos: 5 quilos, 3 litros, 8 metros, 6 hectares, etc. Exemplos: A criança nasceu com 5 quilos. / A cidade consumia 6 toneladas de batatas por dia. / Pediu um tubo de 3 polegadas. Contudo, no caso de distâncias e diferenças, use por extenso: O carro deslizou oito metros. / Perdeu três quilos no regime.  / A miss tinha duas polegadas a mais. 

g) Graus de temperatura: O termômetro marcava 3 graus. Mas as diferenças de temperatura vão por extenso: A temperatura caiu três graus.

h) Números decimais: A densidade do Estado é de 1,88 habitante por quilômetro quadrado. / A temperatura subiu 4,5 graus.

i) Resultados esportivos, de votações e de julgamentos: O São Paulo venceu o Corinthians por 3 a 1. (Mas: O São Paulo marcou dois gols de falta.) / A emenda foi aprovada por 5 votos a 4. (Mas: A emenda precisava de quatro votos favoráveis.) / O réu foi condenado por 4 votos a 2.

j) No contexto financeiro: A ação caiu 3 pontos.

k) Seriação de festas, simpósios, congressos, feiras, conferências, corridas, competições, etc.: 2.ª Festa da Uva, 8.ª Feira Nacional do Móvel, Fórmula 1.

l) Matemática: Multiplique por 8. / Divida por 4. / Some 5. / Subtraia 9. / Eleve à 3.ª potência.

m) Conflitos e governos: 1.ª Guerra Mundial, 5.ª República, 3.º Reich.

Esses são, portanto, os pontos que julgo mais relevantes sobre a grafia dos numerais e também os erros mais comuns nos textos dos clientes da Textuar. Espero ter ajudado. Em caso de dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário. Será um prazer responder. 😀 Até breve!