Escrever um livro em época de tanta tecnologia disponível já não é mais uma tarefa tão árdua como era umas poucas décadas atrás. Menos difícil ainda é divulgar uma obra dessas, já que dispusemos de muitas redes onde podemos disseminar o trabalho, independentemente do seu propósito e do formato em que tenha sido lançado.

No entanto, algo não mudou na publicação de um livro: a necessidade de cuidado com o texto. Na verdade, a forma como este trabalho é feito mudou, obviamente, com o advento das tecnologias, mas a importância das etapas do trabalho com o texto não foi reduzida.

Por esse motivo, após escrever um livro, o autor deve buscar um profissional que seja capaz de revisar o seu texto. E eu digo “revisar”, mas quero dizer muito mais do que isso. Estou falando de preparação e revisão.

A primeira etapa a ser feita com o texto de um livro após a sua escrita é o que chamamos no meio editorial de “preparação de original”, algo que está além da revisão. A preparação de original (também chamada de copydesk) trata-se de uma leitura cuidadosa do texto para identificar deslizes de lógica e clareza do autor e apontar possíveis soluções.

Este trabalho faz, na verdade, um aprimoramento do texto, em que pode ser necessária a sua reescritura ou uma nova organização. Eu costumo dizer que a preparação de uma obra tem muito mais do que uma revisão; tem, isto sim, um olhar do leitor também, pois o profissional que faz este trabalho se coloca constantemente no lugar do público-alvo, aquele pessoa que terá aquela obra em mãos em breve.

Após o trabalho de preparação, faz-se então a revisão final. O ideal é que a revisão fique sob responsabilidade de outro profissional para que a obra receba mais um olhar crítico. Contudo, nem sempre isso é possível, por diversos motivos, então é importante que o revisor contratado para aprimorar o texto seja muito bem capacitado e disposto a dar o seu melhor para que aquele trabalho seja perpetuado da forma que merece ser.

Afinal, dizem por aí que há três coisas a serem feitas antes de morrer para ter sua missão cumprida: plantar uma árvore, ter filhos e escrever um livro. E eu garanto que posso ajudá-lo com a realização desta última.  😀