Você (ou a Textuar) dedicou boas horas de trabalho na Plataforma Lattes criando ou atualizando seu belo currículo. Muito bem! Agora, pensando na possível necessidade de salvá-lo em formato de arquivo (para envio a alguma instituição, por exemplo) e desejando que você não “invista” mais horas nesta tarefa à procura do botãozinho “baixar” ou “salvar”, fiz um passo a passo que explica como salvar seu Currículo Lattes em PDF. (Sim, usaremos o PDF porque este é um formato não editável, ou seja, suas informações não poderão ser alteradas por terceiros.) Vamos lá!

1) Após estar logado em sua conta e com seu currículo atualizado, clique no ícone da impressora, no lado direito superior da tela, como se vê na figura a seguir.

2) Uma nova janela se abrirá, onde você poderá personalizar o que será apresentado no arquivo a ser salvo, marcando ou desmarcando as caixas. Feita a escolha, clique em “Confirmar”, no canto direito inferior da janela.

3) A Plataforma apresentará uma mensagem dizendo: “O currículo foi gerado com sucesso”. Clique em “OK” e, depois, clique novamente no ícone de impressão, no canto superior direito, como você fez no passo 1.

4) Uma janela será aberta, na qual você deve clicar primeiramente em “Alterar”, para escolher a forma de impressão. Na nova janela que surgirá, opte por “Salvar como PDF”. Por fim, clique em “Salvar”.

5) Neste último passo, escolha o local onde você deseja salvar seu currículo, clique em “Salvar” e está pronto. Você já tem seu Lattes em formato PDF.

Deu certo aí? Espero que sim. Caso contrário, deixe seu comentário aqui ou entre em contato pelos canais de comunicação da Textuar para que eu tente ajudá-lo. 😀